Quando falamos de Verão, pensamos logo em praias, piscinas, sol e muito calor. Legal né? Mas quem não agradece muito por toda essa diversão são nossos cabelos, que sofrem muito com toda essa ação. Muito sol, vento, água do mar, cloro, areia, agridem os cabelos, fazendo com que os mesmos percam muita água e proteína, e fiquem desbotados, ressecados e com as indesejadas pontas duplas. Nesta estação, precisamos redobrar os cuidados com nossos cabelos, para que eles não enfraqueçam. Para deixar os cabelos protegidos, fortes e mais resistentes é preciso ter cuidados não só no verão, mas também antes e depois. Então, quais os cuidados que devemos ter, e que precauções devemos tomar para que nossos fios não sofram os danos causados pela estação mais quente do ano?
1) Escolha o Shampoo Certo:
Mantenha os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como seborréia e caspa. O shampoo limpa e retira a oleosidade produzida pelo cabelo. Enxágüe bem os cabelos após sair do mar e da piscina. Para cabelos oleosos, use shampoo anti resíduos que retira todas as impurezas, realizando uma limpeza profunda.
2) Não dispense o Condicionador:
O condicionador tem como função devolver o óleo natural, fazendo com que fiquem condicionados e adquiram uma camada protetora, essencial para obrilho e a nutrição. Após o shampoo, aplique o condicionardor alisando com os dedos de cima para baixo a partir do meio dos fios até as pontas, evite passar na raiz. Deixe agir enquanto desembaraça os fios com pente de dentes largos, os de madeira são os mais indicados. O condicionador sela a cuticula do cabelo, o que evitan o ressecamento e pontas duplas.
3) Todo Cabelo precisa de Hidratação:
Hidrate os cabelos uma vez por semana, para garantir brilho e força para os fios. As máscaras capilares são a salvação para os cabelos sem vida. Ao aplicar uma máscara capilar, o resultado é imediato se acompanhada por bons produtos, e se possível, da mesma linha que a máscara, para obter um resultado mais completo. Os cabelos mais ressecados devem ser tratados a cada quinze dias. Já os que não precisam tanto de tratamento, uma vez por mês pode ser suficiente. Evite abusar de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina, a função da mascara capilar é hidratar e dar brilho, então use de acordo com as necessidades do seu cabelo.
4) Use Creme sem Enxague:
Após o condicionador, aplique um "leave-in" (creme para pentear sem enxagüe), que hidrata o fio e protege do calor do secador. Eles devem ser aplicados no comprimento dos fios, nunca na raiz. Evite prender os cabelos enquanto estiverem úmidos. Cabelos úmidos ficam mais fragilizados, e prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios.
5) Proteja o Cabelo Usando um Protetor Solar Capilar:
Não é somente a pele que necessita de proteção solar, os cabelos também precisam desse cuidado. Os raios ultravioletas penetram no fio, oxidam os pigmentos e alteram a cor e a textura dos cabelos. Proteja seus cabelos das radiações solares, pois elas também agridem de forma intensa os fios, deixando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Existem vários produtos específicos no mercado que atendem a essa necessidade, mas também vale usar bonés, chapéus e produtos sem enxágüe que tenham filtro de proteção solar, como uma alternativa. Além do sol, os grãos de sal do mar também ressecam os fios, intensificando a ação da radiação solar. Por isso, depois da praia, é fundamental enxaguar o cabelo com água de preferencia morna, o ideal tembém, é substituir o shampoo e o condicionador habituais por similares que contenham filtro solar.
6) Cuide da Alimentação:
Os cabelos são formados por proteínas, vitaminas e sais minerais, por isso o cuidado com a alimentação ajuda muito. Não adianta gastar rios de dinheiro com produtos caros e não se alimentar bem. O consumo de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, beber bastante água, e cuidados com a higiene corporal são fatores fundamentais para ter cabelos lindos e irresistíveis. Todos os tecidos do nosso corpo são produzidos com matérias-primas que ingerimos. Logo, uma alimentação saudável fará nossos cabelos mais saudáveis e bonitos. Quando está faltando algum nutriente em nossa alimentação, isso reflete nos nossos cabelos. Por isso, tenha uma alimentação rica em legumes, verduras e cereais. Cenoura e gelatina são alimentos que ajudam a manter o cabelo saudável. Cuide-se!
7) Evite usar Chapinha e Produtos Químicos:
Evite o calor intenso dos secadores, chapinhas e babyliss, isso pode contribuir para o ressecamento dos fios e o aparecimento de pontas duplas, dando uma aparência opaca e sem vida aos cabelos. Evite também abusar de químicas nesta época do ano. No verão as agressões aos cabelos são maiores, por isso abusar de químicas coloca em risco a qualidade dos fios. Ser loira no verão requer muito mais cuidados com os cabelos, pois cabelos loiros não combinam com cloro da piscina, água do mar e nem com o excesso de exposição aos raios solares. Por serem mais frágeis, os cabelos loiros tem menos pigmentos e tendem a ser mais finos, leves e armam com maior facilidade, além de ressecarem mais facilmente também . Pensando no bem-estar dos fios, o ideal é não abrir a tonalidade dos cabelos nessa época, pois os cabelos sairão prejudicados no final do verão.
Espero que tenham gostado das dicas, e que todas cuidem dos cabelos direitinho! COMENTEM!